sábado, 15 de dezembro de 2012


Pastor Cícero Miranda lança hoje obra sobre o ministério pastoral

Por Mário Gerson



 Pastor Francisco Miranda e a esposa, irmã Núbia Costa

O pastor Francisco Cícero Miranda, presidente das Assembleias de Deus em Mossoró e região, lançará hoje, a partir das 21 horas, no Templo Sede (Avenida Dix-neuf Rosado, centro), seu segundo trabalho, intitulado Ministério Pastoral com Unção, livro que sai com o selo Palavras de Luz.
A obra é o resultado de um trabalho que vinha sendo produzido há alguns anos. “Em 1974 comecei a pastorear e, a partir daí, já via a necessidade de pensar a figura do pastor e do mentor em nossa denominação. A nova liderança tem que trabalhar com essa visão de mentores. A mentoria, uma palavra pouco usual em nossa língua, tem sido um dos nossos dilemas. Os pastores, antes de ser pastores, são ovelhas e, como ovelhas, precisam ser pastoreados. Há um capítulo sobre isso no livro, intitulado o Pastorado de pastores”, destaca.

O trabalho também reforça a necessidade de se ter em mente que o pastor é um homem como qualquer outro, que merece atenção. “Fui missionário durante muitos anos na Guatemala e Guiana Francesa. Vi, também nesse período, essa necessidade. É um livro no qual vinha trabalhando há algum tempo e que, somente agora, encontra seu momento editorial”, diz.
Para o pastor Cícero Miranda, esta é também uma oportunidade para celebrar. “Lanço o trabalho no dia em que comemoro mais um ano de vida, com meus irmãos e amigos. Também estou pensando em escrever outro trabalho, desta vez com foco para a missão e uma biografia, que comecei a rascunhar”, salienta.
Segundo ele, hoje a área pastoral exige também conhecimentos sobre o administrar bem. “Desde o início caminhei para o sentido administrativo. Tive muitos mentores durante minha caminhada, pessoas que me ajudaram muito durante alguns momentos de minha. Além disso, a convivência com outras culturas, como missionário, me possibilitou muitos aprendizados. Com essa troca de convivências e experiências, nós saímos enriquecidos. Além disso, possibilita que vejamos as coisas de outro modo, inclusive a maneira de governar. A liderança de cacique, por exemplo, não funciona mais”, frisa.
Pastor Cícero Miranda é um entusiasta da comunicação e divulga, para janeiro, a inauguração de um canal de TV (que opera em fase experimental) e da nova Rádio Libertadora Mossoroense. “Estamos com o nosso jornal funcionando e, em primeiro de janeiro, colocaremos no ar nossa TV, no canal 38, da TCM Canal 10... Outro importante acontecimento é a nossa entrada no rádio, com a Libertadora, que terá programação nova e renovação total”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário