sexta-feira, 24 de março de 2017


Do papel à blogosfera
A palavra como semente em terra fértil

Ao navegar na Internet, na quarta-feira, li que 20 de março é o Dia do Blogueiro. Mas não encontrei nada que confirmasse a informação. Para mim, todo dia é dia para quem escreve. Blogueiro. Confesso, não gosto da palavra.
Parece-me, não estou só. O jornalista Alberto Dines contesta o termo. Em relação à jornalista cubana Yoani Sanchez, Dines escreveu: “Yoani não é blogueira. Blog não é ofício, nem status profissional, é formato de veículo. Ninguém diz ‘fulano é revisteiro’, diz ‘fulano é jornalista’ porque hoje pode estar num semanário e, amanhã, à frente de um vistoso blog”.
Mas, isso pouco importa. Gosto do exercício da escrita, que me dá satisfação, embora, muitas vezes, essa prática seja tão penosa como a labuta de quem quebra pedras. Falta-me a facilidade dos grandes escritores, no manejo da palavra. No seu afã e habilidade, o texto desses homens e mulheres flui como as águas de um rio.  
Apesar da limitação de quem não teve tanto acesso aos livros na infância, havia a sede da palavra (meu material escolar se resumia a um pequeno caderno e lápis grafite, com uma borracha na cabeça, em um saco plástico transparente). Mesmo sendo muito tímido, sempre arrisquei quando a professora primária mandava fazer uma composição, nome da redação, naquela época.
As primeiras letras na escola estimularam a pretensão. Decidimos criar um “jornal”. Assim, nasceu “O Beija-Flor”, de apenas uma página, manuscrita, que passava pelas mãos de uns cinco colegas em sala de aula. Depois, passamos a colaborar com jornais. Aumentava, digamos, a interação. A resposta de alguns “leitores”, poderosos, que se sentiam contrariados, não era exatamente o que se poderia chamar de pacífica.  
Eis que chegamos à era tecnológica, com os blogs. Um novo suporte para a escrita, com múltiplas possibilidades de disseminação de conteúdo. Texto, fotografia, áudio e vídeo num mesmo espaço. A convergência das mídias. A notícia e a opinião. O comentário do leitor, por vezes agressivo e tingido pelas cores que revelam a paixão e a preferência político-partidária, é combustível para a resposta à altura, com respaldo nos fatos e nos argumentos.
A condição de moderador, no entanto, inibe o impulso contra o desaforo. Mostra que a lâmina que corta pra lá, também dilacera pra cá. Pela falta desse controle, muita gente já não vive. Um mínimo de razão vence a emoção. Então, melhor seguir o conselho bíblico e optar pela palavra que abranda o furor e, como uma espécie de bálsamo, trata as feridas à flor da pele.
Fascina-me na blogosfera, quando seu potencial de hiperlink desfaz fronteiras e aproxima pessoas, remetendo à sabedoria do poeta Vinícius de Moraes. “A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida”. Com os olhos da fé, listo dois fatos, como providência divina, em que o blog se constituiu em mero instrumento.  
Uma norte-rio-grandense de Ipanguaçú, residente no Rio de Janeiro, encontrou o blog via sistema de busca do Google e, através dele, a madrinha, em cuja casa, há 30 anos, morou. Também após 30 anos, um jovem capixaba conheceu o pai que o deixara, com sua mãe, quando tinha 12 anos.
Do suporte de papel à impressão virtual, são muitos anos. Escrevo como quem busca no lugar distante a pessoa amada. Uma palavra atrás da outra. Persisto como o agricultor que lança a semente em terra fértil e vislumbra o trigo que será pão para saciar a fome da criança. 
Navego nesse ciberespaço e corro atrás da oportunidade para a construção/desconstrução, a afirmação e o contraditório do dito e do não-escrito. Esforço-me para conceber a interação como alma e essência da blogosfera. Tenho esperança de que, qualquer dia, as palavras reunidas aqui caiam nos corações das pessoas, como sementes numa terra boa e produzam bons frutos.

(Republicação de post de 9 de abril de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário