sexta-feira, 13 de dezembro de 2013


A gratidão e a lealdade

A Bíblia relata no livro de Lucas (17.11-19) que, indo Jesus a caminho de Jerusalém, passou pela divisa entre Samaria e Galileia. Ao entrar num povoado, dez leprosos se dirigiram a Jesus e ele os curou. Dos dez, apenas um voltou para agradecer ao Senhor. Um exemplo de gratidão.

A palavra de Deus narra, também, o exemplo de lealdade da moabita Rute, que casou com um filho de Noemi, de Belém de Judá. Ao perder o marido e seus filhos, entre os quais o que se casara com Rute, Noemi liberou as noras para tentar a sorte em outras terras. 

Mas, Rute preferiu ser leal à sogra. E disse a Noemi:

- Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus (Rute 1.16).

No primeiro caso, o leproso fez questão de demonstrar a gratidão a Jesus. No outro, Rute se manteve leal a sua sogra, Noemi, no dia da adversidade.

São duas passagens ricas das Escrituras Sagradas, que nos ensinam a ser gratos ao Senhor e que também mostram o exemplo de lealdade. Um dos leprosos expressou o agradecimento a Jesus pela cura que recebera. Rute, por sua vez, permaneceu ao lado de Noemi não somente quando tudo era favorável.

Uma das lições que se extrai de uma das duas passagens bíblicas é que devemos saber agradecer principalmente pelo bem que recebemos do Senhor ou de alguém. O outro ensino diz respeito à fidelidade a Deus ou a lealdade devida a alguém, seja nos momentos de bonança ou quando ocorrerem as tempestades.

Precisamos contar com amigos para os instantes em que estivermos sobre os reflexos das luzes ou quando vier a noite escura. É muito bom poder contar com o apoio em todas as horas. Ao contrário, não é bom ter amigos apenas nas ocasiões em que os ventos sopram a nosso favor.

Graças a Deus, podemos contar com um amigo para nos consolar e nos dar força nos momentos mais difíceis, e não apenas nas horas de alegria. É o amigo Jesus Cristo, que deu a vida por todos nós e nos garantiu a salvação.

Você quer contar com um amigo para todas as ocasiões? Então, aceite o amor de Jesus Cristo e o receba como Salvador.





Nenhum comentário:

Postar um comentário