quarta-feira, 18 de julho de 2018


Firmeza na fé

Referência: Mateus 17.14.18

Quando chegaram onde estava a multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: “Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele tem ataques e está sofrendo muito. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo”.

Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”. Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino e, desde aquele momento, ele ficou curado.

Algumas traduções bíblicas se referem ao personagem curado por Jesus, conforme o relato dessa passagem das Escrituras, como sendo um menino lunático. Uma rápida pesquisa, para compreensão do termo lunático, mostra a palavra grega traduzida por “epilépticos”, no livro de Mateus, capítulo 17.15, é seleniazomai, significando “afetado pela lua”. Estudiosos em geral, no entanto, concordam que a moléstia não se trata de um problema mental ou demência. É uma doença crônica do sistema nervoso, denominada agora de epilepsia.   

Numa visão geral, entendemos que no cerne deste texto está o desejo do Senhor Jesus Cristo de que seus seguidores sejam firmes na fé, na compreensão e na autoridade espiritual para, como instrumentos nas mãos de Deus, ajudar as pessoas a se libertarem das opressões malignas. Se considerarmos essa vontade do Senhor Jesus em relação ao contexto dos dias atuais, vamos concluir que o desejo dele é que, como cristãos, possamos ajudar as pessoas que enfrentam as mais diferentes formas de opressão e clamam por ajuda.

Cada vez mais pessoas sofrem por serem dependentes das bebidas alcoólicas. Um número crescente de pais e mães entram em desespero por ter um filho mergulhado no mundo das drogas. Muitos deles choram a perda precoce desses filhos, num mundo marcado pela violência. Centenas de lares são abalados pela separação de casais, fato que já virou rotina na vida de tantas famílias. Outras pessoas estão acometidas por problemas como a depressão, a ponto de algumas tentarem pôr um fim à própria existência. Milhares delas veem faltar o pão os filhos em virtude do desemprego, que bateu à sua porta.   

É possível que você esteja inserido numa dessas circunstâncias, de modo a pensar que para o seu caso não há mais solução. Entretanto, queremos afirmar que o Senhor Jesus Cristo é a saída para as situações tidas como impossíveis para o olhar humano. Não importa a sua condição. O Senhor Jesus afirma sobre ele mesmo, no livro de Lucas, 19.10, que “o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. No livro de Marcos, 2.17, Jesus diz: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”.

Jesus morreu na cruz para que os nossos pecados fossem perdoados. Ele ressuscitou a ao terceiro dia, vive e reina para sempre. Você está incluído no plano de Salvação e tem a oportunidade de alcançar a vida eterna. Arrependa-se dos seus pecados e aceite Jesus como Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário