quarta-feira, 27 de maio de 2020

Pastor Francisco José pertenceu a uma geração vocacionada para a evangelização


A participação da família no trabalho 
alegrava o pastor Francisco José (centro)

Nos anais da Assembleia de Deus em Mossoró e região, e também do vizinho estado do Ceará, ficarão gravados recortes da história de vida do pastor Francisco José da Silva, um homem que pertenceu a uma geração para qual não havia distância nem obstáculos, que não pudessem ser transpostos. A pé, de bicicleta, carroça, caminhão, na chuva, nos tempos de seca, sob sol causticante, homens e mulheres trilhavam por veredas, caminhos e atalhos para levar uma palavra de paz aos corações aflitos. 
   
A linha dessa história terrena terminou na madrugada da segunda-feira, dia 25 de maio, quando o pastor Francisco José, de 92 anos, foi elevado às mansões celestiais, conforme comunicou o presidente da Assembleia de Deus em Mossoró e região, pastor Francisco Cícero Miranda. Um quadro de insuficiência respiratória, em virtude da Covid-19, fragilizou a saúde física do pastor Francisco José.    

Antes enfrentar problemas de saúde, o pastor Francisco José da Silva, dedicou a vida à obra do Senhor. Nos últimos anos, ele cooperava na distribuição do jornal A Voz da Assembleia de Deus em empresas e repartições públicas de Mossoró, bancos, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Denit), Delegacias de Polícia, Polícias Rodoviárias, Cartórios, Juizados, Receita Federal, Justiça Civil e Federal. Um trabalho que realizava – segundo dizia – por amor ao Senhor Jesus.

No trabalho de evangelização pessoal, o pastor Francisco José distribuía bíblias, harpas cristãs e panfletos com mensagens evangelísticas. Sem medir esforços, levou o conteúdo da palavra a pessoas de diferentes níveis sociais, ricos e pobres, no intuito contribuir com o engrandecimento do reino de Deus.
     

Liderança em igrejas, no Ceará e RN, missões regionais e evangelização em repartições e empresas marcaram ministério  


Pastor Francisco José em visita a congregação de Alagoinha, no Ceará

Em quase 50 anos de conversão, o pastor Francisco José serviu aos ministérios da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte e no Ceará. Em 1969, ele se mudou para Fortaleza, ao lado da esposa, irmã Narcisa Nilza de Lemos Silva, e dos 5 filhos. Lá, começou a servir ao Senhor como porteiro da AD Bairro Bom Jardim. Um pastor identificado como Ezequias o convidou para ser obreiro na cidade de Miraima, de 1971 a 1974. No mesmo ano, assumiu a direção do trabalho em Novolinda, época em que os cultos ocorriam na sua residência e nas casas dos irmãos.

Após revelação profética de uma irmã de oração, Francisco José iniciou a jornada pastoral em Quixeré. Tempo no qual construiu a sede da AD naquele município, situado na localidade de Alagoinha, e outro templo na cidade. Por três vezes tentou alugar uma casa para começar a evangelização, mas o padre de Quixeré o impedia de realizar cultos e pressionava pessoas para que não locassem imóveis. Ao perceber que o padre exercia forte influência e a população o obedecia, o obreiro Francisco José se tornou amigo pessoal do padre, e superou as barreiras iniciais.  

Mas, Francisco José enfrentou resistência semelhante para realizar cultos na localidade de Alagoinha. Então, planejou uma estratégia e usou câmera fotográfica para entrar em sítios e fazendas. A Arte da fotografia abriu as portas para a palavra de Deus. Com paciência, o pastor Francisco José conquistou a confiança de seguidores da fé católica e os ganhou para Jesus. Ele permaneceu como pastor em Quixeré e comunidades vizinhas, até o ano de 1988. Depois, voltou a Mossoró e dirigiu na AD Largo Educacional II (Bairro Santo Antônio).

Convidado pelo então presidente da AD em Mossoró, pastor João Gomes da Silva, e pelo pastor Francisco Coriolano Neto, líder da AD no município de Serra do Mel, irmão Francisco José assumiu, entre 1997 a 2000) os trabalhos nas vilas Paraíba, Tocantins e Carajás (onde iniciou a construção de um templo).

De volta do município de Serra do Mel para Mossoró, passou a compor a equipe missionária coordenada pelo pastor José Hermínio Pereira e, depois, serviu na distribuição do jornal A Voz da Assembleia de Deus em empresas e repartições públicas. Enquanto teve saúde e vigor, cumpriu o chamado para o qual Deus o vocacionou: o da evangelização.


Uma história de vida com a proclamação do evangelho como razão de ser


Um momento família, com filhos e netos, em casa


Francisco José da Silva nasceu em Mossoró, no dia 5 de fevereiro de 1928, exatamente no ano da oficialização da Assembleia de Deus neste município. Começava ali uma história de vida que teria na proclamação do evangelho a razão de ser.

Quarenta anos depois, em 1968, Francisco José passava por um local onde a Assembleia de Deus Boa Vista realizava um culto em via pública. Mesmo sob efeito de bebida alcoólica, ao ouvir o hino Conversão, número 15 da Harpa Cristã, Francisco José sentiu uma chama arder no peito e fez a decisão para Cristo.

Ao chegar em casa, relatou à sua esposa, a irmã Narcisa Nilza de Lemos Silva (saudosa memória), a decisão que tomara. A irmã Nilza duvidou que ele viesse permanecer firme na fé, provavelmente em virtude da dependência da bebida. Porém, no dia seguinte, ele lembrou do que tinha ocorrido e chamou a esposa para ir à igreja. Os passos daquele homem, antes incertos, encontraram firmeza para seguir o Senhor Jesus, numa nova caminhada.

A união do pastor Francisco José e a irmã Nilza gerou 6 filhos, treze netos e cinco bisnetos. Os filhos são Célia Lúcia da Silva Xavier, Armando Lemos da Silva, Vera Lúcia Lemos da Silva Santos, Ceriomar Lemos da Silva, Moisés Lemos da Silva e Maiara Honorato de Sousa. Maiara é fruto do amor do casal que a adotou quando o pastor Francisco José estava em Quixeré. A adoção ocorreu junto a uma família carente daquele município cearense.  

O pastor Francisco José ficou viúvo em abril de 2013. Cinco anos depois, em dezembro de 2018, ele se casou com a irmã Maria Auxiliadora. Atualmente, o pastor Francisco José se congregava na AD Boa Vista III, em Mossoró. 

7 comentários:

  1. Márcio Tarcísio
    Parabéns, irmão Paulo Martins. Muito bom. O pastor Francisco José foi um obreiro de grande dedicação na Obra do Senhor e que muito contribuiu para a evangelização e expansão do evangelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, presbítero Márcio, ele marcou gerações e deixa o exemplo para os obreiros que continuam na lida.

      Excluir
  2. Mais uma vez irmão Paulo parabenizo pelo seu comentário em homenagem ao irmão Francisco José, muito bonito e muito bem elaborado. Era realmente um servo de Deus que cumpria com dignidade a função que lhe era cabível.

    ResponderExcluir
  3. Pastor Francisco José.um homem de Deus,tive a honra de ser seu dirigente durante pouco tempo. Um amigo que vou lembrar pra sempre, um exemplo . Servia ao Senhor com muita alegria aqui com nosco na Ad boa vista 3.
    Nos deixou muita saudade.ainda estou sem acreditar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande homem!! O admirava muito como pessoa, e como servo de Deus,e de um coração enorme para ajudar a quem precisasse. Descanse em paz Francisco, que Jesus te guarde em lugar bem especial.

      Excluir
  4. Benção de Deus esse canal de comunicação! Sempre trazendo informações importantes e atualizadas para a sociedade mossoroense.

    ResponderExcluir