quinta-feira, 5 de agosto de 2021

 


Mateus 11.28-30

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

O Senhor Jesus faz um convite a todas as pessoas que se sentem cansadas e oprimidas diante dos problemas da vida e os pecados cometidos. Quem serve a Jesus e faz a sua vontade, dele recebe o alívio das aflições, descanso e paz através do Espírito Santo. Somente com a graça de Deus, é possível suportar as provações e inquietações da vida.

 Nos dias de hoje, diante das intensas jornadas de trabalho, com o tempo aumenta o cansaço, a fadiga, a sensação de falta de ar. Sob as pressões do cotidiano, as pessoas perdem o vigor e a energia. O contínuo esforço físico ou mental termina contribuindo para que cada vez mais pessoas fiquem abatidas, sejam acometidas por diferentes doenças, como a depressão, e terminem prostradas.

Quão cansativas são as lutas dos pais para encaminhar um filho ao caminho do bem, ou resgatar outro do mundo da marginalidade. Menos desgastante não é o esforço do desempregado que bate às portas à procura de um local para trabalhar e buscar dignamente o sustento da sua família. De igual modo é a dedicação daquele que cuida de um familiar gravemente enfermo, no afã de encontrar a cura ou pelo menos aliviar as suas dores.

 Mas, apesar de todas as lutas, as palavras do Senhor Jesus são de encorajamento. No livro de João, capítulo 16, versículo 33, ele adverte: "Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".

 Igualmente, no livro de Isaías, capítulo 40, versículos 28 a 31, a palavra de Deus traz conforto: Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

 Seja qual for a situação em que se encontra agora, aproxime-se de Jesus. Comece arrependendo-se dos seus pecados e o aceitando como salvador. 

Busque-o de todo seu coração. Converse com ele por meio da oração. Ele está convidando: "Venham a mim todos vocês que estão cansados". E garante o descanso para as suas almas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário