sábado, 6 de junho de 2020

Nas redes sociais e na vida real

A nossa palavra seja temperada com sal

Efésios 4.29

As Escrituras Sagradas nos ensinam na carta do apóstolo Paulo aos Colossenses, capítulo 4, versículo 6, que a nossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibamos como responder a cada um. A Bíblia recomenda, em Efésios, 4.29, que Não saia da nossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

Apresentamos o assunto para reflexão quando nos deparamos, principalmente nas redes sociais, com pessoas usando uma linguagem contrária às boas relações e ao respeito que devemos ter uns para com os outros. Citada pelo apóstolo Paulo à Igreja em Éfeso, a palavra torpe significa de uma maneira geral, algo desagradável, que causa repugnância, que insulta os bons costumes e prejudica uma comunicação fraterna.

No capítulo 1, versículo 19 de sua edificante carta, Tiago aconselha que todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Mas, o que vemos nos dias atuais, são entendidos de tudo, especialistas em assuntos gerais, julgadores e inquisidores, prontos empregar a palavra mais áspera possível para atingir quem pensa diferente. O que surpreende é que tal comportamento vem muitas vezes de quem deveria dar o bom exemplo.

Tiago nos ensina mais, no capítulo 3, versículos 1 e 2 de seu livro: Muitos de vocês não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. No versículo 13, do mesmo capítulo, Tiago pergunta: Quem dentre vocês é sábio e entendido? E completa Tiago: Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.

Ainda na leitura do livro de Tiago, capítulo 3, versículos 17 e 18, extrai-se uma orientação para a busca da sabedoria em Deus, em meio à turbulência dos dias atuais: Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.

Com base em tudo isso, reflitamos no ensino no ensino do Senhor Jesus, em Mateus 11.29: aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração. Sejamos imitadores de que Cristo no comportamento e no falar. Que as nossas palavras sejam para levar as pessoas ao arrependimento de seus pecados, que sirvam para consolo, edificação, em favor da restauração de vidas e salvação de outras pessoas, tendo como base o evangelho do Senhor Jesus. 

Pense nessas palavras. Arrependa-se dos seus pecados e aceito Jesus como Senhor e Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário